
Viajar | Como Pode Mudar a Tua Vida
É mesmo verdade, uma viagem pode mudar uma vida e esta mudou a minha!
Não só vos vou falar da minha viagem à Suíça, mas do quanto a minha iniciativa de escapar da vidinha que levava para pôr ordem na cabeça mudou o rumo das coisas.
Estava infeliz, triste, sem motivação…
E tinha de fazer algo para mudar isso. Apenas eu podia fazê-lo.
O meu sorriso era falso, escondia a tristeza enorme de não conseguir mudar, de não saber mudar ou de nem sequer saber o que precisava mudar e tirei um tempo para mim.
Sair de Portugal foi o primeiro passo!
Como ia sozinha pensei em algumas possibilidades para me encontrar com pessoas que me pudessem fazer bem.
Encontrei na Suíça o meu escape perfeito.
Marquei a viagem num sábado e parti num domingo.
Aluguei um carro e o resto era uma incógnita.
Só a ideia de ter tido coragem para simplesmente ir transformava o meu sorriso, até então triste, no mais intenso e sincero do mundo. Arrisquei!
Eu, que toda a minha vida tinha sido uma lutadora sem receios e com força para me erguer em cada passo, não sabia o que fazer…
Sentia-me perdida… Como era possível? Quando encontrei força para sair… Simplesmente fui!

Nesta altura até a minha autoestima estava na pior fase de sempre e no primeiro instante em que aterrei reencontrei-me.
Passei a gostar novamente de mim.
Era como se já não visse aquela Elsa há muito tempo e de repente, por uma casualidade… ali estava ela.
Peguei no meu Fiat Panda, liguei a música e fui ser feliz.
Encontrei-me também com aquela Elsa que via a Heidi em criança e apeteceu-me, mais do que nunca, rebolar na relva a cantar: “Avozinho diz-me tu…”
Tinha tantas perguntas para fazer… mas rapidamente se foram embora e só ficou a boa energia do sol a refletir na neve e da descontração absoluta… Fui tão feliz.
O plano era este: ir do aeroporto de Genebra até à zona francesa de Fully (mapa), ficar por ali uns dias, atravessar os Alpes suíços, ficar mais uns dias na zona italiana de Locarno (mapa) e fazer exatamente a viagem inversa. Assim foi!
Reencontrei familiares e amigos que me fizeram bem e feliz…
Ainda hoje nem tenho palavras para agradecer tudo o que fizeram por mim.
Não foi apenas o facto de me acolherem nas suas casas, mas de me ajudarem a dar um passo na direção da mudança.

Hoje falo de felicidade, hoje sou feliz como nunca… mas nem sempre foi assim. Uma coisa é certa, só não perdi a força para caminhar porque durante algum tempo andei neste mundo a imitar os outros.

Nunca, em momento algum, se deixem abafar ou perder a vossa personalidade em função de algo ou alguém.
Não é justo nos deixarmos fragilizar por pessoas que não nos querem bem.
Tirem o vosso tempo, aprendam a amar-se a vocês próprios e só depois amem os outros, mas só quem realmente merecer.
Espero que com este testemunho tenha ajudado, pelo menos um pouquinho, alguém!
Estou sempre recetiva a RESPONDER A MENSAGENS seja através do e-mail asteoriasdaelsa@gmail.com, através do Facebook ou até do Instagram.
Uma das coisas que também aprendi é que às vezes pode ser mais fácil falarmos com quem não conhecemos…
E vocês já pensaram em qual poderá ser a vossa “Suíça”?

