
Comprar Ou Arrendar Casa?
Comprar ou arrendar casa, o que acham que será mais vantajoso? A resposta depende de cada um, mas a verdade é que existem vantagens e desvantagens.
Para vos, e me, ajudar na decisão, reuni alguns dos pontos favoráveis e desfavoráveis entre as duas opções: comprar com recurso a Crédito Habitação ou arrendar habitação.
TAMBÉM PODES GOSTAR DE LER:
Comprar ou arrendar casa?

Creio que nenhum destes pontos é novidade para quem já se debruçou sobre este tema.
No entanto, sem dúvida que expostos de uma forma esquematizada nos fazem pensar melhor sobre o assunto.
A Teoria da Elsa:Sempre ouvi dizer que “quem casa quer casa”, eu casei e com a mesma fiquei. Este é apenas um exemplo da mudança de padrões da própria sociedade. Antes era impensável viver com o/a namorado/a antes de casar. Hoje acredito que seja das coisas que faz mais sentido e mais comuns entre os jovens. Eu, por exemplo, sempre defendi que era incapaz de casar com alguém sem viver com a pessoa primeiro. Como eu, também todos os meus amigos e conhecidos o têm feito. Esta mudança fez com que os casais tivessem maior preferência por alugar casas ao invés de comprar. A instabilidade social e económica assim o exigiu! A verdade é que tem teve possibilidade de comprar casa, sobretudo na altura da crise e recorrendo a um crédito habitação, conseguiu preços bastante vantajosos. Hoje, comprar casa é ainda mais caro e os arrendamentos estão pela “hora da morte”. Muitas habitações transformaram-se em alojamentos locais e com isso passaram a emergir novos negócios. Mas, não há nada melhor do que analisarmos ponto a ponto e perceber o que realmente pode ser vantajoso para nós e para a nossa condição pessoal e financeira. Acredito que comprar é sempre um investimento nosso, para o nosso futuro e o nosso património, mas sem dúvida que nos prende e estagna a um sítio (freguesia, cidade e país). Já para não falar que se fizermos um investimento em conjunto com alguém, também pode limitar ainda mais as nossas decisões futuras. É preciso sabermos muito bem o que queremos, mas como isso é difícil… No entanto, aqui fica a dica: “Se souberes o que não queres, é sempre mais fácil perceberes o que realmente te pode fazer feliz”! P.S.: Por mim vivia numa caravana e percorria o mundo, mas seria essa a vida que eu ia querer para sempre?! |
Acompanhem-me também no Instagram, no Facebook e no Youtube.

