
Como Aliviar o Stress?
O stress e a rotina do dia-a-dia vão-se acumulando e o resultado é ansiedade, cansaço, falta de paciência, por isso é muito importante saber como o aliviar.
Para mim, viajar é a melhor forma de relaxar e de evitar estes sintomas, mas como não podemos estar sempre de férias, há pequenas coisas que podemos ir fazendo no dia a dia para aliviar o stress.
Vou deixar-te algumas recomendações (resultado de várias pesquisas) que te podem ajudar a relaxar e a viver de forma mais tranquila. Espero que te ajudem!
Se tiveres mais sugestões deixa nos comentários deste post, às vezes a nossa experiência também pode ajudar outras pessoas.
TAMBÉM PODES GOSTAR DE LER:
- 5 Dicas Para Alcançar Objetivos
- Dicas Para Rentabilizar o Tempo
- Saúde | Como Aliviar As Dores de Cabeça
O que é o stress?
Antes de saber como o aliviar, é preciso compreender qual é a sua origem e porque estamos a ser afetados por ele.
Eu não sou especialista, mas acredito que a forma como vivemos e levamos a vida, pode ser indispensável para prevenir o stress.
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o stress é causado por uma tensão,mas pode nem sempre ser algo negativo.
Em algumas situações o stress pode ajudar na resolução de determinadas situações.
Mas o stress é sinónimo de perturbações orgânicas e psíquicas, por isso, a avaliação de um médico é fundamental.
Irritabilidade, fadiga e/ou dores de cabeça, podem ser alguns dos sinais físicos do stress.
Se for algo pontual e que não esteja frequentemente a condicionar a tua vida, pode ser que as próximas sugestões te ajudem a ter uma vida menos stressante.
Como aliviar o stress?
1 – Aprende a ignorar
Não podemos valorizar tudo nem todos e não podemos ser perfecionistas ao ponto de não aceitarmos os nossos erros ou os dos outros.
É preciso aceitar as falhas com carinho e compreensão.
Às vezes é melhor preferir o progresso à perfeição.
2 – Encontra soluções naturais
Estás stressado? Bebe um chá, alimenta-te de forma consciente e/ou saudável e desabafa com um amigo.
O chá verde, por exemplo contém L-Teanina, que ajuda a reduzir o stress. Se adicionares mel, este neutraliza os radicais livres e reduz a inflamação. Chá verde com mel é uma combinação perfeita.
Fazer opções alimentares mais saudáveis, como por exemplo, optar por carnes magras, frutas frescas e vegetais, pode ajudar a aliviar o stress.
Evita ir a locais com muita gente e/ou com muitas filas.
Fala com pessoas mais descontraídas e positivas e que sejam bons ouvintes.
Faz uma sesta. Às vezes 30 minutos de sono, podem mudar um dia ou uma semana.
3 – Faz uma viagem
Claro que neste blog, esta recomendação não podia faltar!
A tua viagem pode ser longa ou curta, mas o importante é que te ajude a equilibrar o físico e a mente.
Às vezes até mesmo uma ida à praia ou ao café da esquina pode ser suficiente para que viajes para bem longe desse bicho papão.
Aproveita o fim-de-semana para fazer algo que gostes e que te distraia e, se stressares a organizar, não penses no assunto e apanha o primeiro comboio/ autocarro que te apareça.
Também podes pegar no carro e ir por aí até te apetecer parar (eu sou expert nisso)!
4 – Recorre a facilitadores de pesquisa
Cada vez existem mais opções para tudo e mais alguma coisa, sobretudo na Internet e, por isso, é fácil nos perdermos por termos demasiadas soluções.
Sabem quando compram caixas e capas para organizar a casa, mas acaba por ser só mais tralha para arrumar? Muitas vezes acontece a mesma coisa quando estamos à procura de opções para descansar.
Procurar restaurantes, organizar jantares com amigos… são todos excelentes programas, mas é preciso tempo para planear.
E, pelo menos a mim, acontece-me com frequência: acabo por stressar a procurar.
Mas existe uma plataforma que pode ser muito útil nessa pesquisa, a Fixando.
Basta responder a algumas perguntas (não demora mais do que um minuto) e, em pouco tempo, podes receber até 5 orçamentos de profissionais qualificados.
E quando digo todo, é mesmo todo o tipo de serviços, basta darem uma vista de olhos no site para perceberem o quanto nos pode ser útil.
O melhor?! Até podes encontrar soluções para te ajudar a descontrair.
Por exemplo, se achas que uma massagem profunda te pode ajudar a descontrair, podes encontrar terapeutas que realizam esse serviço em locais próprios ou se deslocam até onde for preciso.
Achas que pilates ou yoga pode ser a tua cara? Selecionas as tuas preferências no questionário e, de certeza, que vais encontrar o instrutor e/ou o sítio que melhor se adequa às tuas necessidades.
5 – Pratica desporto
Acredites ou não, para mim, o desporto é quase sempre a melhor solução para muitos dos meus problemas de saúde.
Seja uma caminhada, uma corrida ao ar livre, subir ou descer escadas ou ir ao ginásio, o desporto é um excelente veículo para aliviar o stress.
Existe um, em particular, que eu adoro: body combat. Não há nada melhor do que, de vez em quando, aliviar os punhos.
Há quem prefira o futebol ou até a dança… tudo é válido, desde que no final o resultado seja leveza e descontração.
Teoria da Elsa: Quando se tem muitas responsabilidades é normal que exista mais stress, mas quando ele aparecer, pensem numa coisa muito importante: O que é que eu ganho em stressar? Respirem fundo (10 vezes é bom, 20 é perfeito) e raciocinem: Que solução é que eu posso arranjar para este problema? Fazer esta pergunta num espelho, em voz alta, resulta muito mais! Se não resultar e achares que fizeste “figuras”, pode ser que ao menos te rias e isso te distraia. |
Se ainda não me segues no Instagram, aproveita agora esta oportunidade para acompanhares as peripécias e aventuras da minha vida.

